sexta-feira, 26 de abril de 2013

GABARITO DE ED FISICA

OOOOO GABARRRRRRITO DEEEEEE EDUCCAÇÃO FFFISICA AA MATERIA MAIS LEGAL DDDDA ESCOLA VC FALTA A SEMANA QUASE INTERA E SO VEMMMM NA ED FISICA NNNEEEEE
GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

TEMA:

ESPORTE – ATLETISMO: CORRIDAS E
ARREMESSOS/LANÇAMENTOS

Para começo de conversa

Páginas 3 - 4

1. Espera-se que o aluno consiga dizer que na corrida normal não há nenhum tipo de
obstáculo que o atleta tenha que transpor durante a corrida.

2. Resposta pessoal.

3. Espera-se que o aluno cite pelo menos um tipo de prova de arremesso ou lançamento
do atletismo: arremesso de peso, lançamento de martelo, lançamento de dardo ou
lançamento de disco.

4. Espera-se que o aluno cite pelo menos um ou dois dos implementos utilizados nas
provas de arremesso e lançamento do atletismo: martelo, peso, disco ou dardo.

5. Espera-se que o aluno associe a técnica de execução ao bom desempenho/resultado.

Páginas 4 - 5

Como surgiram as provas de corrida com barreiras e com obstáculos?
Possibilidades de resposta: Segundo informações disponíveis no site da CBA, as
provas de corridas com barreiras surgiram na Inglaterra, em meados do século XIX,
possivelmente na tentativa de imitar as competições hípicas. No início usavam-se, como
barreiras, toras enterradas no solo. Quanto às corridas com obstáculos, sabe-se que a
primeira foi realizada em Edimburgo, na Escócia, em 1928.

Como eram praticadas as provas nas Olimpíadas da Grécia Antiga?

Possibilidades de resposta: A primeira prova da qual se tem notícias dos Jogos

Olímpicos na Grécia Antiga foi uma corrida de 192,27m. Posteriormente foram

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Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

incluídas outras provas, além da corrida: pentatlo, lançamento de disco, salto em

distância, lançamento de dardo, luta livre, boxe, pancrácio (mistura de boxe e luta livre),

corrida de bigas e corrida de cavalos.

Como evoluíram as regras nessas provas?

Possibilidades de resposta: Das Olimpíadas da Grécia Antiga às Olimpíadas da

Era Moderna, uma mudança significativa foi a inclusão das mulheres no atletismo,
vetado na Antiguidade. Foram incluídas outras provas: arremesso de peso; corridas de
revezamento; marcha atlética (masculina e feminina); heptatlo/pentatlo feminino; salto
com vara, salto em altura, salto triplo, lançamento de martelo e decatlo. Foram
excluídas do atletismo: luta livre, boxe, pancrácio, corrida de bigas e corrida de cavalos.

Algumas respostas específicas sobre as provas antigas e como se apresentam
Corrida – As corridas de 192,27m evoluíram para corridas de 100m, 200m,
400m, 800m, 1.500m (masc.), 3.000m (fem.), 5.000m (masc.), 10.000m, 100/110m com
barreiras, 400m com barreiras, 3.000m com obstáculos (masc.) e revezamentos 4x100m
e 4x400m

Pentatlo – Na Grécia Antiga a prova era composta por: salto em distância,
corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo e luta livre.

O pentatlo moderno, inspirado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade inclui:

hipismo (concurso de saltos); esgrima (espada); natação (200m livre), tiro esportivo

(pistola de ar 10m) e corrida (3000m).

No atletismo moderno temos:

Decatlo masculino composto por dez provas: corridas de 100m, 400m, 1.500m e

110m com barreira; saltos em distância, em altura e com vara; arremesso de peso,

lançamento de disco e dardo.

Pentatlo feminino composto por cinco provas: corridas de 200m e 80m com

barreiras; saltos em distância e em altura; arremesso de peso.

Heptatlo feminino composto por sete provas: corridas de 200m, 800m e 100m

com barreiras; saltos em distância e em altura; arremesso de peso e lançamento de

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Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

Na arte, que expressões artísticas podem ser associadas a essas provas (esculturas,
pinturas etc.)?

Exemplo de escultura: Discóbolo, obra de Míron, século V a.C.
Disponível em:http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0783. Acessado em: 28 out.
2009.
Exemplos de pinturas:

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-das-

olimpiadas/historia-das olimpiadas-3.php. Acesso em: 28 out. 2009.

Melhores marcas nestas provas.

Algumas respostas possíveis:

PROVAS

Corridas (algumas):

100m

200m

400m

800m

1.500m

110m/100m com barreiras

400m com barreiras

4x100m

4x200m

4x400m

Salto em distância

Salto em altura

Salto triplo

Salto com vara

Arremesso de peso

Lançamento de disco

Lançamento de dardo

Fonte:http://www.iaaf.org/statistics/toplists/inout=o/age=n/season=2009/sex=W/all=n/legal=A/disc=4
X4/detail.html. Acesso em: 16 out. 2009.

Como são praticadas essas provas nas Paraolimpíadas?

Nas Paraolimpíadas participam atletas com deficiência física e visual. As provas
são organizadas segundo o grau de deficiência dos atletas, a partir de uma classificação

MASCULINO

Tempo:

9.58

19.19

44.06

1:42.01

3:29.47

13.04

47.91

37.31

1:20.32

2:57.86

8.74m

2.35m

17.73m

6.01m

22.16m

71.64m

91.28m

Tempo:

10.64

21.88

48.83

1:55.45

3:56.55

12.46

52.42

41.58

1:30.28

3:17.83

7.10m

2.08m

15.14m

5.06m

21.07m

66.21m

68.92m

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

funcional. No atletismo são realizadas as provas de corridas, arremessos, lançamentos e

Que tipos de corridas fazem parte das provas combinadas (decatlo e heptatlo)?

Decatlo: corridas de 100m, 400m, 1 500m e 110m com barreira

Heptatlo: corridas de 200m, 800m e 100m com barreiras

Quais as principais características das provas quanto à solicitação das capacidades
físicas dos atletas?

Predominantemente:

Corridas de velocidade: velocidade

Corridas de longa distância: resistência

Corridas com barreiras: velocidade

Corridas com obstáculos: resistência

Corridas de revezamento: velocidade

Arremessos e lançamentos: força

Saltos: força/velocidade

Há diferenças entre as capacidades físicas nas provas de corridas com barreiras e
nas de corridas com obstáculos?

Sim. As corridas com barreiras são de curta distância (100m/110m, 200m e 400m) –

a capacidade física predominante necessária para estas provas é a velocidade. As

corridas com obstáculos são de 3000m, portanto de longa duração, e a capacidade

predominante necessária é a resistência.

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

Página 10

1. Alternativa c.

2. Alternativa e.

3. Alternativa b.

4. Alternativa a.

5. Alternativa b.

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

TEMA:

LUTA – CARATÊ

Para começo de conversa

Página 12

1. Resposta pessoal.

(x) kihon.

(x) katas.

(x) kumite.

Página 13

Espera-se que os alunos consigam resgatar conhecimentos trabalhados em séries
anteriores ou que foram vivenciados por eles fora da escola (em clubes, academias ou
vistos e filmes, lidos em revistas etc.), para estabelecerem as relações solicitadas na

pesquisa.

Página 14

Espera-se que o aluno, a partir das aulas e das ilustrações apresentadas, exercite os

movimentos propostos, individualmente ou com algum colega.

Página 19

1. Sequência: (c); (e); (a); (b) e (d).

2. Alternativa b.

GABARITO

Caderno do Aluno

Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1

TEMA:

ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE –
CAPACIDADES FÍSICAS: APLICAÇÕES NO ATLETISMO E NA
LUTA

Para começo de conversa

Página 21

2. F

3. F

Página 22

Depende dos gestos escolhidos pelos alunos, utilize o exemplo como referência.

Página 22

Arremesso? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno

Capacidade? Velocidade e força.

Corrida? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno

Capacidade? Velocidade e resistência.

Golpe? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno

Capacidade? Força, flexibilidade e agilidade.

Página 24

1. Alternativa c.

2. Alternativa c.

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